Pular para o conteúdo principal
Santo André desenvolve óculos para...
Musica 08/10/2025 05:19 Fonte: ABCD Maior Por: ABCD Maior Relevância: 15

Santo André desenvolve óculos para...

Santo André, 7 de outubro de 2025 - A Secretaria de Saúde de Santo André está unindo tecnologia e medicina em uma iniciativa inovadora utilizada na vacinação infantil. Óculos de realidade virtual estão sendo usados para entreter as crianças e auxiliar no procedimento de imunização.

Pioneira na região, a tecnologia foi desenvolvida e colocada em prática pelo agente comunitário de saúde (ACS) Douglas Wilson Messias da Silva e pelo técnico Henrique Silva Antônio, que apresentaram o equipamento ao prefeito Gilvan Ferreira nesta terça-feira (7), durante evento em comemoração ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, celebrado no último dia 4.

"Chamamos essa tecnologia de vacina virtual. Foi desenvolvida pelos nossos ACSs para distrair as crianças enquanto recebem a vacina. Esses óculos estão em fase de testes e em breve serão adotados em nossa rede de saúde. É mais um avanço importante na área de inovação e tecnologia", enalteceu o prefeito Gilvan Ferreira, que pessoalmente cumprimentou os profissionais responsáveis pela criação e implantação da tecnologia.

"Foi um projeto que fizemos para o Dia das Crianças que foi ganhando corpo com a ajuda dos colegas da unidade, e está disponível para ser implementado em toda a rede. Trata-se de um vídeo no momento da vacina e que também pode ser utilizado durante a coleta de sangue, basicamente para crianças e jovens que têm fobia e medo para a realização desses procedimentos. É uma ferramenta que está à disposição dos profissionais na hora da vacina para eles utilizarem da forma como melhor entenderem, do jeito que acharem necessário", explicou o ACS Douglas Wilson Messias da Silva, idealizador do projeto.

A utilização é simples. A criança coloca os óculos, é iniciada a exibição de um vídeo interativo em 360º a partir de uma realidade virtual e essa distração auxilia para que o profissional consiga aplicar os imunizantes.

"Combinamos anteriormente com os pais. Fica muito prático, principalmente durante campanhas de vacinação, quando tem que atualizar a quantidade de vacinas. Facilita muito a aplicação. Com o pai segurando a criança, deixamos o vídeo passando e fazemos a aplicação. Algumas crianças nem sentem. É fácil e rápido", emendou o técnico Henrique Silva Antônio, que faz uso do equipamento na Clínica da Família Alzira Franco.

Também participaram do projeto Claudione Silva dos Santos, Dayane Caroline Pereira, Elza de Fátima Melo, Francyelly Cardoso de Araújo, Juliana Marques, Karina Batista Bueno, Lilian Oliveira da Silva Santos e Margarete de Faria Miralha.

Agente Comunitário de Saúde - Santo André conta com aproximadamente 400 agentes comunitários de saúde, que têm um papel fundamental na sociedade: ser a ligação entre as unidades de saúde e a população. E nesta terça-feira, um evento no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector lotou o auditório Jorge Amado com centenas destes profissionais, em um encontro que reuniu música, descontração e homenagens.

"O agente comunitário de saúde é o elo entre a comunidade e o SUS e, mais do que fazer essa escuta ativa e levar esse olhar atento, o agente comunitário de saúde pratica humanidade", elogiou o prefeito Gilvan Ferreira. "A importância dos ACSs no processo da rede de saúde é extremamente relevante e, por isso, essa homenagem é muito mais do que merecida. São profissionais que constroem pontes com a população. Parabenizo e agradeço a todos", declarou o secretário de Saúde, Edson Salvo Melo.

"Este é um evento muito importante de valorização da nossa categoria, uma comemoração tão linda. Essa é uma profissão que eu amo, por isso estou tão emocionada. Somos o elo entre a comunidade e as unidades de saúde", destacou, sem segurar as lágrimas, a ACS Daiane Zacarias, que há 17 anos desempenha esta função e atua na Clínica da Família Jardim Santo André.

Durante o evento, além dos óculos também foram apresentadas outras práticas exitosas desenvolvidas pelos ACSs, casos do Grupo de Artesanato da Clínica da Família Jardim Cipreste; do Grupo de Caminhada da Clínica da Família Recreio da Borda do Campo; do projeto Educação e Saúde Menstrual no território do Jardim Santo André, da Clínica da Família Cruzado; e do projeto 'Trabalhando com as mãos para manter a mente sã', da Clínica da Família Jardim Carla.

Selecione uma estação

-