Pular para o conteúdo principal
Lula vai reunir ministros para definir renegociação de dívidas de produtores rurais
Radio 04/09/2025 19:54 Fonte: Estadão Por: Estadão Relevância: 15

Lula vai reunir ministros para definir renegociação de dívidas de produtores rurais

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou os ministros das equipes agrícola e econômica para uma reunião nesta quinta-feira, 4, às 15h, no Palácio do Planalto, para definir a medida provisória (MP) que autoriza a renegociação das dívidas de produtores rurais afetados por intempéries climáticas, apurou o Estadão/Broadcast.

Há alinhamento dos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Fazenda quanto ao tema, mas ainda falta convencimento político para a medida, com resistência da Casa Civil, segundo pessoas que acompanham as tratativas. A decisão deve ser tomada na reunião convocada por Lula com ministros na tarde desta quinta-feira. O compromisso ainda não consta da agenda pública oficial do presidente.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, está confirmado no encontro, conforme apurou a reportagem. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, confirmou mais cedo em entrevista à Rádio Gaúcha a realização da reunião em Brasília para tratar do tema das dívidas dos produtores rurais. Representantes da Casa Civil também devem participar do encontro.

O Estadão/Broadcast apurou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai participar de um encontro no Palácio do Planalto por volta do mesmo horário, mas o tema da reunião não foi confirmado.

A renegociação das dívidas dos produtores rurais é um pleito sobretudo de produtores do Rio Grande do Sul, que tiveram a produção afetada nas últimas seis safras por secas e enchentes consecutivas e cobram do governo uma solução estrutural para o tema. A MP desenhada pelo governo, contudo, teria abrangência nacional para produtores que comprovem perdas sucessivas nas lavouras desde 2020.

O governo ainda está definindo as fontes dos recursos que seriam autorizados para a renegociação, o que pode incluir recursos do próprio Plano Safra 2025/26, que começou em 1º de julho, e também o remanejamento de outras rubricas. Mas sem implicar despesas adicionais ou de crédito extraordinário, conforme técnicos ouvidos pelo Estadão/Broadcast Agro.

Todas as condições, desde fontes de recursos, limites de enquadramento, prazos de pagamento, ainda estão sob a mesa, em análise, e tendem a ser definidos na reunião desta tarde, segundo os interlocutores.

Selecione uma estação

-