Pular para o conteúdo principal
Lula diz que comportamento de Trump é 'inaceitável', mas Brasil continua aberto ao diálogo
Geral 23/09/2025 00:32 Fonte: Estadão Por: Estadão Relevância: 30

Lula diz que comportamento de Trump é 'inaceitável', mas Brasil continua aberto ao diálogo

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o governo federal está tentando negociar com os EUA para mitigar a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros "com a maior tranquilidade possível". Mas declarou que o comportamento de Donald Trump é "inaceitável".

"Não tomo decisões com raiva. E no momento em que os Estados Unidos desejarem negociar, estaremos prontos para negociar", disse Lula em entrevista à rede de televisão americana PBS.

Lula está nos EUA para participar da 80ª Assembleia-Geral das Nações Unidas. O presidente brasileiro disse ainda que a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não pode ser usada como justificativa para taxar os produtos do País.

Lula afirmou que o presidente de um país com "tamanha grandeza e poder" como os EUA "precisa ter mais responsabilidade", em referência a Donald Trump. "Não aceitamos que ninguém, ninguém, nenhum país do mundo interfira na nossa democracia ou na nossa soberania. No momento em que o governo dos EUA estiver disposto a conversar com o governo brasileiro, posso garantir que estamos prontos para conversar. Tudo pode ser resolvido em uma mesa de negociações", garantiu.

Lula citou as manifestações da esquerda em várias cidades brasileiras no último domingo contra a anistia para o ex-presidente Bolsonaro. "Sofremos para nos livrar de Bolsonaro, não queremos mais ditaduras", afirmou.

Lula voltou a dizer que Trump busca se colocar como um "imperador e dono do mundo". "Uma coisa que me preocupa é que os EUA, por muito tempo, transmitiram à humanidade a mensagem de que eram o símbolo da democracia mundial. Eram os guardiões da democracia. Eram os guardiões da liberdade. Ele se coloca como o imperador, o dono do mundo", declarou o presidente.

Lula também refutou as críticas contra o sistema eleitoral brasileiro e afirmou que só se tornou presidente devido às urnas eletrônicas por que elas "não permitem fraudes"."O Brasil tem urnas eletrônicas que são o sistema mais perfeito do mundo.Eu nunca teria vencido as eleições presidenciais porque a classe dominante brasileira nunca quis que eu chegasse à presidência. Eu só venci as eleições porque o sistema de votação eletrônica não permite fraudes", disse o presidente.

Questionado sobre 2026, Lula voltou a dizer que vai concorrer às eleições se estiver com saúde. Segundo o petista, ele e o povo brasileiro não vai permitir o retorno da "extrema direita fascista". O presidente disse ainda que, caso consiga um quarto mandato, não sabe se irá voltar a disputar eleições.

Selecione uma estação

-