Pular para o conteúdo principal
Janja chega a Nova York antes de Lula e cumpre agendas ligadas a COP 30
Geral 18/09/2025 20:39 Fonte: O TEMPO Por: O TEMPO Relevância: 15

Janja chega a Nova York antes de Lula e cumpre agendas ligadas a COP 30

BRASÍLIA - A primeira-dama Janja da Silva já está em Nova York nesta quinta-feira (18/9) e participa de eventos como enviada especial para mulheres da COP30. Ela chegou antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que embarca no domingo (21/9) para participar da semana de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas.
A primeira-dama viajou na aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que levou servidores que viajam com antecedência para preparar as agendas do presidente.
Janja está hospedada na residência oficial do embaixador Sérgio Danese, representante permanente do Brasil na ONU. Lula também ficará no mesmo local.
De acordo com o Planalto, nesta quinta-feira, ela participa da 2ª Cúpula da Coalizão Global da Alimentação Escolar Online e de reunião de trabalho sobre transversalização da conexão de gênero-clima para a COP30 e além.
Assim como aconteceu nas viagens do presidente ao Japão e à Rússia, Janja desembarcou no destino internacional antes do presidente. Na terça-feira (23/9), Lula fará o tradicional discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU.
Primeira-dama é alvo de críticas por viagens
Alvo de críticas e desgaste nas redes sociais, a primeira-dama já passou 133 dias fora do Brasil, desde o início do atual mandato do petista.
Em 2025, já foram sete viagens internacionais e oito países visitados. A primeira-dama passou 30 dias fora do Brasil. Em duas ocasiões, viajou como representante do governo brasileiro. Em cinco viagens neste ano, acompanhou a comitiva presidencial, sendo que em duas ocasiões viajou antes de Lula. Em outras duas ocasiões, viajou sozinha, como representante do governo brasileiro.
A oposição critica essa atuação da primeira-dama. O vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (Novo-PR), por exemplo, entrou com uma ação na Justiça que questiona o uso de dinheiro público e de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para as agendas internacionais de Janja. Ele alega que as viagens internacionais da primeira-dama são uma "afronta direta aos princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência administrativa", já que ela seria uma pessoa "sem vínculo com o serviço público".

Selecione uma estação

-