Pular para o conteúdo principal
CBF não disponibilizará áudio do VAR de São Paulo x Palmeiras; entenda
Geral 06/10/2025 19:06 Fonte: Home Por: Home Relevância: 20

CBF não disponibilizará áudio do VAR de São Paulo x Palmeiras; entenda

Choque-Rei ficou marcado por erros da arbitragem no Morumbis, no último domingo (5)
Tapia é acertado na perna por Allan dentro da áreaReprodução / GE TV
São Paulo - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não disponibilizará o áudio do VAR da partida entre São Paulo e Palmeiras. O clássico teve duas polêmicas envolvendo a arbitragem, que impactaram diretamente o resultado de 3 a 2 para o Verdão, no último domingo (5). Com a vitória da equipe de Abel Ferreira e a derrota do Flamengo, o clube paulista assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro.
Leia: Ídolo do Flamengo, Everton Ribeiro é diagnosticado com câncer na tireoide
A explicação é que o protocolo da entidade prevê apenas a divulgação de áudio em lances que tiveram revisão do árbitro no monitor, o que não aconteceu em nenhum dos lances contestados pelos rivais ao longo dos 90 minutos.
Os clubes têm o direito de pedir o acesso aos áudios dos diálogos dos juízes por meio de um Fórum Permanente de análise de arbitragem. Contudo, as imagens e os áudios ficam limitados aos times envolvidos, à entidade e aos profissionais que atuaram na partida.
O São Paulo foi o que mais se sentiu prejudicado. O Tricolor Paulista reclamou de ao menos dois lances em que Ramon Abatti Abel e sua comissão erraram. O principal foi um pênalti não marcado em Tapia. Allan, em dividida, escorregou e acertou a perna do chileno, no início do segundo tempo. Na ocasião, o clássico ainda estava 2 a 0 para os donos da casa. Não houve revisão do VAR.
Logo depois, Marcos Antônio recebeu uma solada em dividida com Andreas Pereira. A equipe protestou e pediu a expulsão do volante palmeirense. O São Paulo também reclamou de uma possível agressão de Gustavo Gómez em Tapia e de Raphael Veiga em Enzo Díaz.
O técnico do Palmeiras, por outro lado ficou irritado com a não expulsão de Bobadilla, por segundo amarelo. No segundo tempo, ele parou um contra-ataque com falta em Allan.
Confira: Grêmio tentará anular cartões recebidos em derrota polêmica para o Bragantino
Mesmo perdendo o Choque-Rei por dois gols de diferença, o Verdão conseguiu arrancar a virada, em pleno Morumbis, e venceu por 3 a 2. Dessa forma, com a derrota do Flamengo para o Bahia por 1 a 0, a equipe paulista assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro com os mesmos 55 pontos do Rubro-Negro - mas com uma vitória a mais.
Com reclamações do São Paulo e do Flamengo, principais prejudicados, a CBF decidiu afastar o árbitro Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva, responsáveis pela arbitragem, para reciclagem.

Selecione uma estação

-